CARREIRA - A importância do reconhecimento para a motivação laboral

20 de maio de 2021
Contábeis

Quando uma empresa se preocupa em reconhecer seus profissionais, ela demonstra sua gratidão e o valor que dá às pessoas que se dedicam e garantem o pleno funcionamento das operações realizadas.

Especialistas afirmam que o reconhecimento é importante para manter e destacar o esforço e a dedicação aplicada naquela ação, além de impulsionar a autoconfiança do profissional e o ajudá-lo a construir uma visão de futuro na empresa.

Especialista em orientação vocacional, a psicóloga Letícia Diniz explica que as emoções são reações automáticas da natureza humana diante de um estímulo. “O ato de incentivar por si só é um estímulo que produz nas relações vínculos pautados no apoio que passa a ideia do ‘estamos juntos’ em prol de um resultado”.

Segundo a especialista, o sentimento de segurança é fortalecido nesta relação, uma vez que a sensação de cuidado transmite ao colaborador uma visibilidade e importância para o grupo.

Marcelo Alencar Júnior, do Grupo Acreditti, explica que o capital humano é o maior e melhor recurso, tendo em vista que a equipe é um dos pilares por trás do sucesso e do fracasso das empresas. 

Neste contexto, a psicóloga reforça ainda que pessoas mais conscientes de si, que sabem identificar suas emoções, limites e principalmente as oportunidades, aproveitam melhor a proposta da organização e utilizam com efetividade e constância os benefícios oferecidos pela empresa. “Entendo que essa é uma forma importante de tornar o trabalhador mais participativo no negócio, com autonomia, lidando com os desafios e aumentando o sentimento de satisfação e realização”, conclui Letícia.

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para contabil@apicecontabil.com.br e nossa equipe entrará em contato!

Rua Ai-Pixuna, nº 68 - Campo Belo - São Paulo / SP - CEP: 04616-020

(11) 5041-0144

(11) 99973-3034